Pesquisar neste blogue

terça-feira, 19 de maio de 2009

WolframAlpha motor de busca do conhecimento computacional

Buzz This
CAOS CASLAS NEWS apresenta - WolframAlpha o "motor de conhecimento computacional"

Denominada Wolfram Alpha, a nova aplicação é vista por vários analistas como um rival à altura do Google, que irá alterar a forma como os cibernautas fazem pesquisas na Internet.

A principal diferença entre esta ferramenta e as ferramentas existentes diz respeito ao facto de responder directamente ao que o utilizador pergunta e não apresentar um conjunto de sites onde essa informação possa ser encontrada.

A Wolfram Alpha foi desenvolvida por um físico britânico e tem como principal objectivo apresentar informação e não páginas Web, sendo que esta informação é proveniente de bases de dados e feeds.

Isto permite, por exemplo, que quando se pesquisa pelo nome duma empresa, os resultados surgem sob a forma de dados como as cotações na bolsa, link para o site, entre outra informação.

Quando foi apresentado publicamente, no passado mês de Abril, o criador do sistema recusou vê-lo como um rival capaz de destronar o Google, afirmando que apenas quis desenvolver uma ferramenta capaz de apresentar informação disponível on-line de forma mais completa, recorda a BBC.

Por seu tuno, a Google saudou a estreia do novo motor de busca na Internet Wolfram Alpha, salientando que a maior competitividade "representa um benefício enorme para todos".

Numa declaração enviada à agência Lusa, "a Google saúda a competição que ajude a disponibilizar informação útil aos utilizadores e alargue as opções de escolha dos utilizadores".

"Ter maior competitividade representa um benefício enorme para todos os que estão no mercado de pesquisas, pois leva-nos a todos a trabalhar mais e, no fim de contas, serão os utilizadores que irão sair beneficiados", realça a empresa detentora do maior motor de busca

O Wolfram Alpha (www.wolframalpha.com) está disponível desde segunda-feira com "terabites de dados factuais" preparados para dar respostas a perguntas e fazer cálculos e comparações.

O novo site apresenta-se como "motor de conhecimento computacional", porque dá respostas directas a perguntas e não uma lista de sites, como acontece noutros motores de busca, como o Google, Yahoo, ou MSN.

O Wolfram Alpha foi criado pelo britânico Stephen Wolfram, cientista, inventor, autor e empresário de 49 anos que se doutorou em física no Instituto de Tecnologia da Califórnia com apenas 20 anos.

O motor de busca faz, em poucos segundos, cálculos matemáticos de diferentes graus de dificuldade e comparações entre dois termos.

Como exemplo, uma pesquisa com as palavras "Lisboa Porto" dá como respostas a distância entre as duas cidades, a sua localização num mapa de Portugal e dados sobre cada uma das cidades, como população, altitude e região em que se encontram.

O Wolfram Alpha também permite comparar informações relevantes de duas empresas, nomeadamente cotações na bolsa, volume de negócios, lucros, dividendos e número de funcionários.

A maior parte da informação é, contudo, ainda sobre os Estados Unidos, estando todas as respostas em inglês.

Na apresentação do projecto, em 30 de Abril, Stephen Wolfram negou que pretenda concorrer e ultrapassar o Google, afirmando que o objectivo do novo motor é dar informação cada vez mais útil sobre todas as áreas do conhecimento humano.

O novo motor de busca tem por base o sistema de algoritmos Mathematica, desenvolvido pela Wolfram Research, empresa fundada em 1987 e ainda hoje dirigida por Stephen Wolfram.

No comunicado de apresentação do novo motor, a empresa refere que, só na fase de testes realizada este fim-de-semana, processou 13,6 milhões de consultas e recebeu 27 mil comentários sobre o funcionamento do serviço."(FZ.Lusa) Aceda ao Wolfram Alpha

Ver:
Webmaster Free Tools Web Markting Strategies

PALOP INTERNET SOCIAL NETWORKS

SkipScreen Direct Download no Rapidshare e MegaUpload

Webmaster Tools Blogger Wordpress Templates


Share/Save/Bookmark

Sem comentários:

Enviar um comentário