Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Investigação: Cuba Regista Primeira Vacina Terapêutica Combate Câncro do Pulmão

Buzz This

Cuba regista primeira vacina terapêutica contra câncro de pulmão

Eficácia foi testada em mais de mil pacientes, sem efeitos colaterais.
Meta da imunização é transformar doença em patologia crônica controlável.



Cuba registrou a primeira vacina teraupêutica contra o câncer de pulmão, após testar sua eficácia em mais de mil pacientes sem que tenham ocorrido efeitos colaterais, informou esta segunda-feira (10) uma autoridade científica.

"Foram mais de 15 anos de pesquisas", disse ao semanário "Trabajadores" Gisela González, chefe do projeto da vacina - denominada CIMAVAX-EFG -, cujo objetivo é transformar o câncer de pulmão avançado em uma doença crônica controlável.

O registro permite usar a vacina maciçamente no país, bem como nos mil pacientes aos quais foi administrada durante os testes clínicos, e "atualmente seu registro avança em outras nações", disse a especialista.

"Uma vez que o paciente termina o tratamento com radioterapia ou quimioterapia e é considerado um paciente terminal sem alternativa terapêutica, neste momento é aplicada a vacina, que ajuda a controlar o crescimento do tumor sem toxicidade associada, e pode ser usada como um tratamento crônico que aumenta a expectativa e a qualidade de vida do paciente", ressaltou.

A vacina "está baseada em uma proteína que todos temos: o fator de crescimento epidérmico", acrescentou González.

"Igualmente se avalia a forma de empregar o princípio desta vacina em outros tumores sólidos (em próstata, útero e mama), que podem ser alvo deste tipo de terapia. Existem resultados importantes, mas é preciso esperar", concluiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário