Pesquisar neste blogue

domingo, 12 de abril de 2009

Wikipedia CIA Tool

Buzz This

CAOS CASLAS NEWS: CIA Controla Wikipedia

A Meio Bit publicou um excelente artigo sobre a Wikipedia, e dado o excelente teor e caracter informativo do mesmo, este foi transcrito quase na totalidade, porque importa lançar o alerta.


A Wikipedia do Jack Bauer

De todos os modelos de mídia colaborativa criados nos últimos anos, a Wikipedia é provavelmente o mais acedido e o mais informativo. Claro, está sujeito a todos os defeitos humanos, por isso encontramos intriga, mesquinhice, politiquice e fraude no seu meio. Mas quando bem usada é uma excelente ferramenta. A CIA que o diga.


Num movimento estranhamente não-conservador, há cerca de 3 anos atrás a comunidade de inteligência, a CIA aceitou ponderar a idéia de criar uma wiki, e apesar de muita resistência, o projeto foi para frente.


Hoje a Intellipedia roda na Intelink, uma rede super-secreta que interliga 16 agências de espionagem americanas, mais os serviços de inteligência militar. São mais de 900 mil artigos, 100 mil contas de usuários de 5000 edições/dia.


É uma forma de reunir conhecimento que para os envolvidos é revolucionária. É dado o exemplo de quando Cloro foi usado em bombas improvisadas no Iraque. Alguém postou um artigo tentando montar um manual forense para lidar com as provas nesses casos. 23 pessoas de 19 lugares diferentes colaboraram e em dois dias o manual de procedimentos estava pronto.


O normal envolveria reuniões intermináveis, viagens, videoconferências...


Curiosamente você não verá nenhum "JamesBond444" na lista de usuários. Dada a natureza dos dados compartilhados, todo mundo tem que ser devidamente identificado e autenticado. Não que eu ache isso ruim.


As críticas são as mesmas (erradas) atribuídas à Wikipedia: O conteúdo não serve para trabalhos formais, como teses. SIM, wikis são ferramentas de consulta rápida, referências iniciais. NÃO fonte de cola para estudantes preguiçosos e espiões entediados.


Origem: Meio Bit: A Wikipedia do Jack Bauer


Fonte Inicial: Time

Share/Save/Bookmark
Adicionar esta notícia no Linkk Atalho Virtual





Sem comentários:

Enviar um comentário