Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

EUA e Israel criaram vírus Stuxnet para sabotar centrais nucleares do Irão

Buzz This
 O Stuxnet, um vírus informático que atingiu em Novembro algumas centrais nucleares iranianas, foi desenvolvido em conjunto pelos Estados Unidos e por Israel, para sabotar o programa nuclear de Teerão.
 
A criação deste vírus destrutivo é um projecto americano-israelita, com a ajuda, voluntária ou não, da Grã-Bretanha e da Alemanha, segundo as fontes do diário. 
 
A informação, avançada ontem pelo jornal "The New York Times", divulga que os testes ao vírus foram realizados no complexo israelita de Dimona e confirma as suspeitas iranianas de que Jerusalém estava por trás do Stuxnet. O jornal baseou-se em depoimentos de especialistas militares e dos serviços secretos, que explicam que "para testar o vírus é preciso conhecer as máquinas" e que "a razão porque o vírus resultou é porque os israelitas o testaram".
 
O Stuxnet afecta sistemas Siemens de controlo de autómatos industriais, utilizados em plataformas de prospecção de petróleo ou em centrais eléctricas e, segundo os especialistas, teria como finalidade alterar a gestão de certas actividades de modo a, em último caso, destruir fisicamente as instalações infectadas com o worm. O programa nuclear iraniano foi atrasado depois dos mecanismos de as centrais de Natanz e Buhsher terem sido infectadas com o software malicioso. Cerca de um quinto das centrífugadoras iranianas ficaram paralisadas, embora não tenham sido destruídas.

Ali Akhbar Salehi, presidente da Organização Iraniana de Energia Atómica, afirmou que as "actividades, e principalmente o enriquecimento [de urânio] continuam com força. A produção de urânio enriquecido está, aliás, a aumentar", apesar das sanções da ONU e dos Estados Unidos, e do ataque informático às instalações.

Ontem, uma comitiva de diplomatas estrangeiros visitou a central nuclear de Natanz, depois de, no sábado, ter visitado igual complexo em Arak e ter-se encontrado com Salehi. No início do ano, Teerão convidou vários países a integrar a visita, mas excluiu os Estados Unidos. Os países da União Europeia, a Rússia e a China também declinaram o convite, que Washington classificou de "uma brincadeira" para desviar atenções.
 
Apesar da resposta negativa da UE e de dois dos aliados do Irão, os representantes da Argélia, Cuba, Omã, Venezuela, Egipto, Síria e da Liga Árabe chegaram no sábado de manhã a Arak. Salehi diz que "nenhum outro país vai mostrar as suas instalações. Isto mostra que as actividades nucleares do Irão são pacíficas", disse, criticando a posição ocidental relativamente ao programa nuclear iraniano. "Os países ocidentais tentam orientar a opinião pública de tal maneira que o mundo sinta que nos movimentamos de forma não-pacífica", defende.
 
A visita diplomática tem lugar a menos de uma semana de um encontro entre o Irão e o grupo dos 5+1 - que engloba EUA, França, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha -, a 21 e 22 deste mês, em Istambul.

Sem comentários:

Enviar um comentário