Pesquisar neste blogue

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Os Beneficios do Chocolate para a Saúde e uma Vida Saudável

Buzz This
Quem diria que um dia iam dizer que o chocolate faz bem à saúde!
E não é que disseram. Os cientistas garantem que a ingestão de uma barra de chocolate puro por dia faz bem à saúde. Eles fizeram uma pesquisa, nos Estados Unidos, e ficou comprovado que comer chocolate sem leite todos os dias ajuda a combater as doenças do coração.
Comer uma pequena quantidade de chocolate por dia diminui os riscos de ataque cardíaco e de derrame. Ele possui um extracto natural - flavonóides - que melhora o funcionamento dos vasos sanguíneos e evita o acumular de colesterol.

O problema de comer chocolate todos os dias é engordar.

Mas, se a pessoa tiver o cuidado de manter o peso para não ter riscos de obesidade e sofrer com suas consequências, tudo bem. Comer chocolate equivale a beber um copo de vinho tinto durante as refeições. É a união do útil ao agradável.

Chocolate previne o envelhecimento, uma vez que a massa de Cacau tem grande poder antioxidante, mais que qualquer fruta combatendo os efeitos da idade e alguns cientistas garantem que pode ajudar a prevenir o cancro.

Chocolate permite reduzir o colesterol, já que os agentes antioxidantes, sobretudo do Chocolate preto impedem a acumulação de gordura na parede das artérias e diminuem a taxa de colesterol mau para sangue e aumentando um pouco o bom colesterol o “HDL - o colesterol benéfico”.

Chocolate permite perfeita forma física ou mental.
Todos os tipos de Chocolate, principalmente, os de leite, são uma fonte de proteínas vitais para o crescimento, recuperação e manutenção do corpo e do cálcio, essencial para a formação óssea. O Chocolate branco contém maior quantidade de cálcio, zinco e vitamina B2 do que o Chocolate puro.

Chocolate melhora o coração.
O Chocolate é o mais novo aliado do coração, este é beneficiado pela teobromina presente no Chocolate. Esta é uma substância estimulante agindo no sistema nervoso central e também no sistema muscular, permitindo o bom funcionamento do coração. E o Chocolate também contém flavonóides, que ajudam a combater a oxidação da circulação sanguínea, melhorando assim a saúde das artérias e do coração.

Chocolate flexibiliza o raciocínio.O chocolate é considerado um excelente alimento para o cérebro, visto que contém teobromina e tiramina, são duas substâncias que estimulam os neurónios a uma maior concentração.

Chocolate dá felicidade.
A feniletilamina estimula a produção de endorfinas e serotonina no cérebro, sendo conhecida como a “molécula da felicidade e do prazer”, a ela actua numa área relacionada com as emoções - permite aliviar a tensão e ajuda a relaxar. Assim, o Chocolate previne insónia.

Chocolate cura depressões.
Tem efeitos anti-depressivos, porque a teobromina e feniletilamina presentes no chocolate, são substâncias estimulantes de bom-humor. Não deve ser consumido em excesso, pode provocar alterações emocionais, inicialmente dá euforia e aumenta o humor, depois segue-se a depressão e o organismo passa a sentir falta do alimento.

Chocolate não provoca acne.
Não existem estudos científicos que comprovem a relação entre o Chocolate e o aparecimento ou agravamento de acne. O acne, de acordo com o artigo “Maria saúde em forma” da revista “Maria”, n.º 1013, ele surge devido a alterações hormonais e ao stress, o Chocolate só por si não determina o seu aparecimento, mas comer alimentos gordos estimula a pele a tornar-se mais oleosa, porque o organismo absorve substâncias gordurosas, consequentemente aparecem borbulhas.

Chocolate não engorda.
O Chocolate puro tem menos gordura, grande quantidade de magnésio (essencial para liberação de energia para as células), ferro (essencial para a produção de glóbulos vermelhos) com menos valor calórico que o Chocolate de leite e branco. Com a devida moderação é possível desfrutar do prazer de comer Chocolate sem trazer prejuízos ao organismo. Contudo, deve ter controle do peso, porque se o total de calorias consumidas por dia é elevado é aconselhado que a gaste essa energia em actividades físicas.

Fonte, Universidade Católica Portuguesa

Chocolate dietéticos:
Os chocolates dietéticos não contêm açúcar, mas contêm gorduras em grande quantidade e adoçantes como o sorbitol, que é altamente calórico. Portanto, os chocolates dietéticos não são indicados em dietas de emagrecimento, mas sim para pessoas que não podem ingerir açúcar.

Toxicidade do chocolate em animais:
O chocolate contém uma substância chamada teobromina, que pode ser letal para cães e outros animais pequenos. As doses tóxicas são indicadas em cerca de 100 mg/kg, sendo fatais perto dos 200 mg/kg. A quantidade de Teobromina no chocolate depende do tipo de chocolate. O chocolate preto é o que contém maior quantidade desta substância, o de leite contém menor quantidade e o branco apenas apresenta alguns vestígios. Assim, um cão pequeno que pese somente 2 a 4 quilos teria que comer uma quantidade muito pequena de chocolate para evidenciar potenciais sinais de envenenamento. Mesmo um cão de grande porte, como por exemplo um Labrador, poderia morrer se comesse 200 gramas de chocolate de culinária (chocolate preto).

Composição nutricional do chocolate:

Devido ao seu alto índice de carbohidratos e gordura, o Chocolate apresenta taxas de proteínas bastante apreciáveis. Uma tablete de 100 gramas corresponde a 6 ovos ou 3 copos de leite ou 220 gramas de pão branco ou 750 gramas de  peixe ou 450 gramas de carne bovina.

Uma tablete de 100 gramas de Chocolate ao leite contém:

- Calorias 550 Ferro 4mg
- 0,80 mg
- Vitamina PP
- Água 1,1 g Cálcio 216 mg 0,38 mg
- Vitamina B2
- 58 g Magnési o
- Celulose 0,5 g
- Vitamina 0,10 B1
- Protídos 6 g
- Potássio 418 mg
- Lipídos 34 g
- Glucídos 56 g
- Elementos minerais
- Vitaminas

Sem comentários:

Enviar um comentário