Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Saúde:Tratamento de Feridas Inovador de Iodo e Oxigênio inspirado no Mel

Buzz This

Cientista cria curativo inspirado no mel

Testes indicam que cicatrização acontece mais rapidamente.

Da BBC

Inspirado pela estrutura química do mel, o cientista britânico Paul Davies, dono da empresa Archimed, desenvolveu um novo tipo de curativo que apressa a cicatrização.
Para gente como o paciente Leonard Halsted, que ficou meses com uma ferida aberta na perna após uma operação para retirada de um tumor, a diferença pode ser crucial. Em poucas semanas com o novo curativo, a ferida começou a fechar.
Curativo mel 1O cientista britânico Paul Davies combinou iodo e oxigênio em duas camadas de gel, inspirado na característica do mel. (Foto: BBC)

"A cura foi quase milagrosa, a velocidade com que atuou, como ela diminuiu, inclusive a dor, em questão de dias. Em uma ou duas semanas, estava cicatrizada", disse Halstead.
Pensando no mel, Paul Davies combinou iodo e oxigênio em duas camadas de gel que interagem vagarosamente.
Curativo mel 2Davies acredita que o método pode ser útil aos
sistemas de saúde públicos. (Foto: BBC)

Ele afirma que isso proporciona uma dupla ação, já que o iodo mata bactérias e o oxigênio estimula os glóbulos brancos do sangue que também matam bactérias, reforçando as defesas naturais do corpo.
Só a Grã-Bretanha gasta 4% do orçamento de saúde, ou seja, o equivalente a mais de R$ 5 bilhões por ano, no tratamento de feridas que não cicatrizam. Alguns pacientes chegam a passar anos tratando a mesma ferida, com casos de até 20 anos.
O novo curativo custa mais caro do que o convencional, mas Paul Davies acredita que, se for adotado, o sistema de saúde pública pode economizar muito em longo prazo.

Sem comentários:

Enviar um comentário